A SESSÃO

Após  uma detalhada anaminese realizada pelo terapeuta onde serão colhidas informações sobre seu histórico de saúde, o  paciente deita-se na maca. Recomenda-se o uso de roupas leves e confortáveis.

Num primeiro momento será realizada, por meio do toque, uma pesquisa micropalpatória sistematizada. Objetiva-se  encontrar a etiologia, a causa, responsável pela desordem observada,  sinalizada pelas cicatrizes patológicas. Elas contém a memória dos eventos responsáveis pelas desordens, sejam de ordem traumática, tóxica ou emocional. A partir daí ,realiza-se a busca do sintoma : o terapeuta mantém uma mão nesta cicatriz e navegando pela linha mediana do corpo,  encontra  o tecido afetado. Esse processo permite  encontrar a origem do sintoma e sua localização no corpo, que se manifesta por uma restrição sentida pelas mãos do terapeuta.

Nesse momento é possível realizar uma “leitura do sintoma”, isto é, estabelecer uma data aproximada em que o evento inicial responsável pelo sintoma teve origem. Apesar de ainda ser um fenômeno ainda não completamente conhecido, isso dá ao paciente uma oportunidade de estabelecer uma correlação entre o evento inicial que deu origem ou predisposição a uma determinada disfunção e o sintoma expresso atualmente.

Após ser localizada e identificada, a cicatriz patológica é estimulada por um gesto palpatório específico para cada tipo de lesão. Um processo de reparação e cura é então desencadeado  no organismo :   o corpo é reinformado sobre o agente agressor para gerar uma resposta curativa.

Pós sessão

O processo de reparação e cura é iniciado pelo corpo à partir do  estímulo corretivo da micropalpação. Alguns pacientes podem apresentar sonolência e cansaço nas 48hs após a sessão. Aconselha-se uma maior  ingestão de água neste período. Reações físicas e emocionais ligadas às cicatrizes patológicas liberadas podem “vir à superfície”. Elas fazem parte do processo de reorganização do corpo e devem desaparecer em poucos dias.

Indicações

A Microfisioterapia é uma técnica preventiva e de tratamento, podendo ser aplicada em qualquer  pessoa, desde bebês até idosos. É indicada no tratamento de: alergias, cefaléias e enxaquecas, distúrbios do sono e hormonais, problemas digestivos, síndrome do pânico, depressão e ansiedade, fibromialgia, dores crônicas, fobias, disfunções  uroginecológicas, distúrbios de atenção e aprendizagem, entre outros. Não possui contraindicações e não há necessidade de se interromper nenhuma outra intervenção que já esteja sendo feita.

Número de sessões necessárias

Os atendimentos são mais espaçados acontecendo uma vez por mês e em casos mais graves duas vezes. A sessão dura aproximadamente 1 hora e é recomendável de duas a quatro sessões para o tratamento de um dado sintoma. Para determinadas doenças evolutivas pode ser necessário um tratamento regular. Após o tratamento inicial recomenda-se duas a três sessões anuais de acompanhamento.

FALE CONOSCO                     (61) 999070670